sábado, 25 de setembro de 2010

A Estrutura do Perfume.

Ser um perfumista deve ser uma profissão bastante fascinante, é preciso sensibilidade, bom olfato e anos de estudos. A magia da criação depende da formula usada, é uma alquimia dominada por poucos, e são deles a maioria dos perfumes que fazem sucesso no mundo inteiro. Sua estrutura   é composta por três partes – representadas facilmente por uma pirâmide – que são chamadas de notas. São elas:


* NOTAS DE FUNDO ¬– são aquelas da base da composição para onde vão os aromas mais fortes, consistentes, pesados. São os que têm maior poder de fixação (de duração), ou seja, depois de um bom tempo são eles que se evidenciam.


* NOTAS DE CORPO OU CORAÇÃO – são as do meio da composição para onde vão aromas mais "gentis", mais equilibrados. Essas notas duram bem menos que as notas de fundo, ou seja, depois de um certo tempo elas desaparecem.


* NOTAS DE CABEÇA – são as do topo da pirâmide, as que, quando você abre o frasco, sente na hora. É o momento em que a gente diz gosto ou não gosto. Por isso é interessante deixar passar um tempinho após a aplicação para sentir o perfume "se abrir".


Podemos dizer que os aromas entram na pirâmide de acordo com a volatilidade do ingrediente. Quanto mais volátil, mais para o topo da fórmula – e será essa a primeira impressão que você terá ao abrir o frasco.


É importante entender que o perfume não se modifica completamente após algumas horas de aplicado. Claro que ele mantém sua estrutura e seu aroma, pois ele é o resultado da mistura de todas essas notas, essa é a alquimia. Mas existe, sim, depois de várias horas, uma ligeira mudança, quase imperceptível – são as notas de fundo, os ingredientes que evaporam menos, que permanecem.
Vale lembrar que os perfumes duram mais em peles oleosas e nas partes do corpo que contêm dobras.


Agora, o mais bacana é saber quais tipos de aromas (são muitos!) que, em geral, vão em cada uma das partes, isto é, os que formam as notas de fundo, de coração e de cabeça. Cheiramos vários deles. Alguns, deu até pra adivinhar quais eram (pelo menos de que família), outros, errei feio, e outros, quase não suportei. Existem os naturais, extraídos na natureza, e os sintéticos, criados em laboratório (em geral, a partir do aroma natural). Vamos lá.


ANIMAL
Musk, ou almíscar – feito da secreção de uma glândula do veado. É forte, é másculo. Hoje em dia, somente é usado o sintético. Esse aroma vai na base, nas notas de fundo.


Âmbar – é sintético. Originalmente extraído do intestino do cachalote (uma espécie de baleia), com odor meio almiscarado, meio amadeirado. Portanto, esse aroma vai na base, nas notas de fundo.


Civet– Proibido hoje em dia, o aroma era extraído da glândula sexual do civeta, um gato selvagem que vive na África e na Índia. Um odor fecal, com extraordinário poder de fixação e sensualidade (você não sabia (você não sabia que a perfumaria tinha dessas coisas!). Portanto, esse aroma, hoje sintético, vai na base, nas notas de fundo.


ALDEHYDIC
São os cheiros metálicos (de alumínio) de origem totalmente química. Como dizem os entendidos, dá um certo brilho ao perfume. Esse eu não gostei e fiquei pasma quando soube que o Channel nº 5, que eu amo, ficou famoso por ter esse componente na sua fórmula. Chanel nº 5 é o perfume mais vendido no mundo, nenhum outro, até hoje, ultrapassou o de madame Coco Chanel. Esse aroma vai no meio, nas notas de corpo e algumas vezes, no topo, nas notas de cabeça. Os aldehidics são agressivos, mas quase não aparecem.


SPICY
São os aromas apimentados. Cheiramos: pimenta, gengibre, canela e cravo. Esses foram fáceis de perceber. Esses aromas, em geral, vão no meio, nas notas de corpo.


WOODY
São os aromas da madeira. Sândalo, cipreste, patchouli, pinho, vetiver (que eu a-do-ro!), cedro. Esses aromas vão na base, nas notas de fundo.


HERBAL
São os aromas das ervas. Cominho, artemisia, camomila, menta, anis e lavanda (a mais popular, fácil de identificar!). A lavanda é moída junto com o arbusto, por isso traz um ligeiro traço de madeira. Alguns desses aromas podem estar no meio, como notas de corpo e podem estar no topo, como notas de cabeça.


FRUITY
São os aromas das frutas tropicais. Maçã, abacaxi, pêra, frutas vermelhas, pêssego. Todo o cheiro vem das cascas. Detalhe: são sintéticos. Esses aromas, em geral, vão no meio, nas notas de corpo. Dentro desse grupo as frutas cítricas são as mais voláteis de todas. Sempre extraídos das cascas: laranja, bergamota, limão, lima. Esses aromas vão no topo, nas notas de cabeça.


VERDES
Aromas também leves e voláteis. A sensação do cheiro é de folhas amassadas, grama cortada e não de terra. Esses aromas são utilizados para puxar os aromas de baixo, das notas de corpo para a saída.


WATERY
Os aromas que têm uma saída aquosa, dão a sensação, a noção de espaço, de oxigênio. São: melão, melancia. Esses aromas vão no topo, nas notas de cabeça.


FLORAIS
São os aromas mais conhecidos, mais populares, mais identificáveis. Rosa, jasmim, mugue. Esses aromas vão no topo, nas notas de cabeça.


Espero que este texto seja útil na hora da sua próxima escolha, Mas se não for pelo menos você sabe mais um pouquinho sobre este  maravilhoso mundo de magia e seduçao.


Fonte: Célia Pardi

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